Marca trouxe à passarela o conceito de upcycling, presente em trabalhos anteriores do estilista

 

Com 1h30 de atraso, precisamente às 19h30 de 27/4, a À La Garçonne fez sua estreia na SPFW. Com assinatura de Alexandre Herchcovitch e direção criativa de Fábio Souza, proprietário da label e marido do estilista, a coleção chamou a atenção para sustentabilidade e trouxe à tona o DNA retrô da marca, que há oito anos comercializa móveis e demais objetos vintage.

A mistura de materiais reciclados com técnicas de upcycling e tecidos antigos garimpados por Alexandre deu o recado para o público sobre a possibilidade de reduzir a pegada ambiental dos produtos de moda sem abrir mão da criatividade, resultando em peças confortáveis e fáceis de vender.

Detalhes como o uso do xadrez, a risca de giz e a modelagem mais estruturada – característicos do trabalho do estilista – foram combinados a signos já presentes na ALG, como estampas de caravelas, escafandros, âncoras e cordas de marinheiro, que de vez em quando se entrelaçavam, formando um coração.

A combinação de todos esses elementos instaurou uma aura de nostalgia e afetividade em torno da coleção. De fato, era possível intuir que todas as peças, algumas até meio gastas, como as jaquetas de couro pintadas à mão e demais xadrezes que aparentavam pertencer a um guarda-roupa da década de 1970, possuíam uma história anterior a esse primeiro capítulo que Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza contaram ao público do SPFW sobre a nova fase profissional de suas vidas.

E nem sombra da caveira, símbolo da Herchcovitch;Alexandre, foi vista. Deve ter submergido em águas profundas.

A estreia era muito aguardada pelo público por também ser a primeira ação do estilista na semana de moda após deixar a direção criativa de sua marca homônima, à frente da qual esteve por 23 anos, e, assim, era impossível não esperar por um ritual de passagem impactante, algo que marcasse esse novo passo na carreira de Herchcovitch, o que, no entanto, não aconteceu até o momento em que o próprio pisou na passarela e sua figura icônica foi amplamente ovacionada pelos presentes.

 

Confira os looks desfilados na SPFW:

Comentários

Comentários