Dupla de estilistas apresentou coleção de alta-costura semelhante ao portfólio de estudante de moda recusado para estágio

 

Inconsciente coletivo, tendência, muitas são as perspectivas para justificar a semelhança entre trabalhos contemporâneos ditos autorais. Fato é que pode acontecer de a fonte de inspiração para um trabalho ser tão arrebatadora ao ponto de inundar o board criativo de um autor. Nesses momentos, cabe a quem pesquisa manter-se ético para não copiar puramente a produção do outro.

Na moda, o caso mais recente de acusação de plágio é da grife Viktor & Rolf, denunciada pelo estudante de moda chinês Terrence Zhou ao site WWD por ter desfilado uma coleção muito parecida com o seu portfólio, que, segundo ele, foi apresentado à marca na intenção de pleitear um estágio em maio deste ano, sem sucesso.

Ao WWD, Zhou afirmou que, além de ficar sem o estágio, foi aconselhado pelos seus professores da escola britânica Central Saint Martins a deixar o caso pra lá, “eles me disseram que era a indústria da moda, pra aceitar porque ela é assim. Não me encorajaram a procurar advogados”.

+ Vale lembrar que, no caso da legislação brasileira, não há diferença entre cópia, inspiração e referência, como destacou o advogado Gilberto Mariot, autor do livro Fashion Law, ao #ModaInfo em entrevista: https://goo.gl/G9vakK

A marca, por sua vez, se defendeu das acusações do estudante, alegando que a coleção foi desenvolvida integralmente pela dupla de estilistas. Tirem suas próprias conclusões sobre o caso:

Postagem no instagram da Viktor & Rolf em 30 de junho, com a referência do croqui dos estilistas, bem semelhante às bonecas desfiladas na passarela de alta-costura verão 2018:

Viktor & Rolf plágio

Croqui versus roupa pronta, postagem feita no instagram da marca Viktor & Rolf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portfólio do estudante de moda Terrence Zhou versus look desfilado pela Viktor & Rolf:

Terrence Zhou/ Viktor & Rolf / Crédito:

Terrence Zhou/ Viktor & Rolf / Crédito: WWD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E aí, o que vocês acham dessa história? Conta pra gente nos comentários!

 

Foto em destaque: Agência Fotosite

Comentários

Comentários