Semana de moda reuniu desfiles, bate-papos, mostra e showroom em SP

Aconteceu semana passada o BEFW (Brasil Eco Fashion Week), primeira semana de moda sustentável do Brasil que, além de apresentar marcas e iniciativas comprometidas com esse segmento, se propôs a conectar profissionais e estudantes de moda para discutir o tema.

Sim, apesar do showroom atrativo para compras, repleto de boas ideias aplicadas ao desenvolvimento de produtos de moda nacional, o objetivo central do encontro foi fomentar o desenvolvimento de uma comunidade preocupada com o consumo consciente. Um tanto desafiador para um segmento apoiado em resultados comerciais, não?

“A ideia do BEFW surgiu da necessidade de expor nosso trabalho nos eventos de moda, que geralmente são voltados à lógica de produção em massa do mercado e não atendem à demanda do público que quer consumir do pequeno produtor e criar laços afetivos com produtos que durem mais do que a tendência da estação”, explica Rafael Morais, que junto à Fernanda Morais, do Fashion Revolution, idealizou o evento.

Dessa forma, a semana rompeu com fórmulas conhecidas do meio, como a restrição às salas de desfiles para convidados das marcas, ou as tediosas filas de espera, liberando a participação gratuita do público em toda a sua programação, o que funciona superbem para a divulgação de um segmento de moda cuja identidade começou a desabrochar em nosso país, enquanto faz refletir sobre a facilitação da troca e da construção do aprendizado em nosso tempo.

Esse novo mindset da moda foi abordado por Nathalia Anjos, coordenadora de conteúdo do #ModaInfo, em talk no BEFW, “como a gente trabalha com moda e comportamento, é necessário fazer um exercício contínuo de autoanálise sobre nossas zonas de conforto para transcender limites. Costumo dizer que estamos na era da experiência, então queremos mais do que imagens para construção de nosso repertório de moda, precisamos nos sentir bem no processo”, acredita.

Ao longo dos dias, 13 marcas brasileiras cruzaram a passarela do evento, mostrando possibilidades de união entre técnicas como upcycling, artes artesanais e matérias-primas eco-friendly com design. Veja a seleção do #ModaInfo:

 

Fotos: Agência Fotosite

Comentários

Comentários