Na era da intolerância, diversidade abre alas para o nosso jeito de fazer moda

 

A moda tem uma relação peculiar com o tempo, posicionando-se quase sempre à frente do que conhecemos como o presente e, por isso mesmo, ficando datada numa linha tênue entre o “ainda não” e o “não mais”, já dizia o filósofo italiano Gregório Agamben.

Nesse sentido, aqui no #ModaInfo, costumamos dizer que o futuro da moda é agora, pois o entendemos como um percurso de transformação incessante em nosso meio tão afeito a novidades, um assunto que sempre volta à tona durante as semanas de desfiles, períodos em que os criativos colocam suas ideias pra jogo para despertar o desejo do público pelo novo, numa verdadeira maratona visual que conduz as cores e as formas dos hits da próxima temporada.

A Casa de Criadores, na ativa essa semana com os lançamentos do Inverno 19, é um exemplo de como falar sobre o futuro da moda é subjetivo, pois enquanto por lá o manifesto da diversidade já é uma norma, no mainstream ainda é objeto de disrupção, de marginalidade e, infelizmente, do maior índice de assassinatos de pessoas LGBTI’s no mundo.

Exemplos sobre o posicionamento vanguardista da Casa não faltam, da Mulher Pepita exibindo suas curvas na abertura do desfile da Felipe Fanaia aos seres elementais exalando afeto ao som de Maria Beraldo no da Diego Gama, a principal mensagem que fica é que o futuro de que tanto falamos já chegou, conquistou seu terreno e resiste à antiga (e insistente) polarização de ideias no mundo.

Rafael Caetano na Casa de Criadores Inverno 19

Outro desfile que escancarou a verdade do nosso tempo foi o do estilista Rafael Caetano, docente do Senac Lapa Faustolo, uma homenagem às novas famílias lideradas por casais LGBTI’s, cuja paleta de cores açucaradas faz reverência à geração millenial à que o criativo faz coro, que amadurecida e transgressora segue afrontando os padrões tradicionais da sociedade com bom humor.

Não por acaso, os polêmicos virais Criança Viada e o Kit Gay estamparam roupas e acessórios da coleção, além dos jumpsuits de paetês da marca terem ganhado versão infantil e pet exclusivas para a passarela, o próprio Rafael é pai de 5 gatos e um cachorro. Um homem de família.

 

Confira a nossa seleção dos looks desfilados até quarta-feira, 28, na Casa de Criadores:

Fotos: Agência Fotosite

Comentários

Comentários