Edição da semana de moda aposta firme em sangue novo

 

Em busca de renovação do formato já conhecido do SPFW (São Paulo Fashion Week), a organização do evento lança mão de novidades na programação, que passa a incluir talks, exposição de arte, masterclasses e labs no pacote do Projeto Estufa, além de marcas estreantes em suas passarelas.

As mudanças deverão ampliar a expectativa de público durante o evento, até então exclusivo para os convidados das marcas do line-up, e que agora também pode comprar ingressos para realizar algumas das atividades.

Desta forma, além das tradicionais apresentações de marcas como Osklen, PatBo e Lilly Sarty, a semana passa a integrar novos criadores pautados na sustentabilidade, escolhidos para o evento por meio do Projeto Estufa, que nesta edição são: Aluf, ÃO, Helena Pontes, Korshi, Lucas Leão, Mi Pinta e Vitor Hugo Mattos. Conheça-as melhor:

A.LU.F.

Marca de viés sustentável focada em matérias-primas naturais e acessórios de cerâmica e prata. Busca desenvolver um design de estética refinada, mas de acordo com os alicerces de respeito ao meio ambiente.

Ã0

Jovem criadora experimental que apesar do pouco tempo de marca já́́ é reconhecida pelo jornalismo de moda nacional como uma representante do street-couture amplamente convergente com novas demandas da geração Z. Trabalha com 100% algodão e sob encomenda.
Defende uma moda de baixo impacto ambiental e alto poder de transformação estética.

KORSHI

Marca paulista com foco em designs “construtivos”. Todas as pecas são pensadas com complementos que multiplicam as possibilidades de uso. Versatilidade que gera sustentabilidade.
Trabalha com 100% algodão orgânico. Está desenvolvendo uma nova plataforma de ambiente de
marca com realidade virtual.

VITOR HUGO MATTOS

Buscando uma visão diferente sobre a categoria marcas e estilistas, pensamos no criador múltiplo Victor Hugo Mattos como um exemplo de designer com forte atuação no mercado de moda, mas que porém, não elege uma denominação precisa sobre si. VHM colabora com as mais diferentes áreas e marcas levando uma assinatura autoral sobre tudo o que faz. Desde 2017 mantem uma colaboração de Upcycling com o brechó́ carioca O Grito.

https://www.instagram.com/p/Bhb5WShBdu-/?taken-by=victorhugomattoss

MIPINTA

Talento emergente nacional despontando na cena europeia pela sua estética sport-queer.
Apresentou sua última coleção no desfile final da La Cambre, renomada escola de design e se prepara para iniciar seu estágio na Louis Vuitton sob a nova direção de Virgil Abloh. Com forte defesa de liberdade de gênero colocou a dupla de música eletrônica No Porn como trilha de sua apresentação na capital Belga e enlouqueceu a audiência.

LUCAS LEÃO

Buscando uma nova forma de aprendizagem em design de moda, o Coletivo Orbita há um ano trabalha de forma colaborativa com profissionais e professores nacionais e internacionais no desenvolvimento de novas formas de pensar e construir produtos de vestuário. Trabalhando
de forma independente, o Coletivo recebeu orientação por 6 meses da professora da Central Saint Martins, Petra Metzger, além de ter, ao longo do primeiro ano de existência, trocas criativas com profissionais respeitados como Jahnkoy, Vitorino Campos, Lenny Niemeyer, Juliana Suassuna, Fernando Cozendey, Leticia Cazarre, Leo Belicha, Demian Jacob, entre outros.

HELENA PONTES

Helena Pontes é uma designer pernambucana radicada no Rio de Janeiro. Sua marca é apoiada no conceito do slow fashion, com peças feitas em tecidos naturais e roupas atemporais e feitas para durar. A marca tem também forte influência dos movimentos artísticos, da arquitetura e da cultura brasileira, que se traduz em uma alfaiataria descomplicada e contemporânea, com recortes geométricos, herança de sua formação em design gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em design de moda pela ESMOD – Paris.

Confira a programação completa dos desfiles do SPFW N46

21 DOMINGO

19h30: Lilly Sarti 19h30

22 SEGUNDA-FEIRA

15 horas: Osklen
16h30: Patricia Viera
17h30: Torinno
19 horas: Modem
20h30: João Pimenta (fem)

23 TERÇA-FEIRA

13 horas: Reinaldo Lourenço
14h30: Aluf : Projeto Estufa
14h45: Lucas Leão : Projeto Estufa
16 horas: PatBo
17h30: Top 5
19 horas: Amir Slama
20h30: Ronaldo Fraga

24 – QUARTA-FEIRA

12h30: Gloria Coelho
14h30: Helena Pontes : Projeto Estufa
14h45: Ão : Projeto Estufa
15 horas: Korshi 01 : Projeto Estufa
16h30: Beira
18 horas: Lino Villaventura
20 horas: Bobstore

25 – QUINTA-FEIRA

14h30: Victor Hugo Mattos : Projeto Estufa
14h45: MiPinta : Projeto Estufa
16h30: Two Denim
18 horas: Cotton Project
19 horas: Apartamento 03
20 horas: Handred

26 – SEXTA-FEIRA

15h30: Cacete Company
16h30: João Pimenta (masc)
18 horas: Piet
19 horas: Ratier
20h30: Água de Coco por Liana Thomaz

Foto em destaque: Desfile Osklen SPFW N45/ Fashion Snoops

Comentários

Comentários