Ação integrou turmas de Coolhunting e Styling do Senac Lapa Faustolo

 

Com que frequência você viaja pelas ruas da sua cidade? Na correria do cotidiano, é comum cumprir com a rotina sem uma pausa para apreciar o mundo a nossa volta, mas se o seu único compromisso fosse o de treinar o olhar para explorar os trajetos que você conhece como a palma da sua mão, quais descobertas você faria?

“Manter a curiosidade em estado permanente de alerta é o caminho para a inovação, que só acontece em espaços deslocados”, explica a professora de moda Jô Souza, que propôs às turmas de Coolhunting e Styling do Senac Lapa Faustolo uma expedição poética a partir da unidade, localizada na Lapa de baixo, passando pelas vias do minhocão com destino ao bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo em um ônibus adaptado para festas batizado de Fashion Bus.

As saídas urbanas estão previstas em ambos os cursos, mas foi a primeira vez que as turmas foram integradas no mesmo trajeto. “Escolhemos essa rota por ser rica em intervenções urbanas, como os grafittis, que representam as paisagens contemplativas do corpo social da cidade de São Paulo, nos interessou sobretudo analisar as relações tecidas entre os moradores, os comerciantes e os traseuntes com o espaço”, analisa Jô.

Assim, ao meio-dia partiu o ônibus em clima de balada rumo ao centro da cidade enquanto aconteciam bate-papos sobre inspiração com o fotógrafo Rogério Cavalcanti, cujo olhar fantástico já levou a imagem de moda brasileira para exposições internacionais na ONU, Lili Tedde, diretora da revista Bloom Brasil, idealizada pela coolhunter Li Edelkoort, uma das maiores referências do assunto, e a stylist Drica Cruz, especializada no universo do luxo.

Durante o trajeto, o conteúdo trazido pelos especialistas foi compartilhado por meio de um app de mensagens instantâneas, enquanto as turmas treinavam o olhar de viajantes característico dos coolhunters em fotografias e vídeos feitos das paisagens. Por fim, o ônibus estacionou na Espaço 2Hype, uma vila colaborativa na Mooca que envolve gastronomia, estúdio de tatuagem, moda e barbearia no clima do movimento hip-hop, que possui fortes raízes no entorno.

“Assim, a sala de aula se desloca pelas vias da cidade e o aprendizado transcende os formatos conhecidos”, explica Jô, que conclui, “é possível aprender brincando e alcançar o saber mais próximo da prática cotidiana”.

 

Confira a seleção do #ModaInfo dos registros da expedição:

Coolhunting: Expedição poética do Senac pelas ruas de SP

O que você diria sobre os caminhos que faz todos os dias pela sua cidade? O que te emociona em cada um deles? A gente encerra essa semana no #fbf da expedição poética das turmas de #Coolhunting e #Styling do Senac Lapa Faustolo pelo centro de SP enquanto se prepara pra curtir o pós-carnaval nas ruas da cidade! Olha como foi a nossa fashion tour: https://goo.gl/infGaj

Publicado por Senac Moda Informação em Sexta, 16 de fevereiro de 2018

Fotos: Lucas Bianque

Captação das imagens aéreas do vídeo: Said Ali

Produção, edição e finalização do vídeo: Anselmo Munir

 

Comentários

Comentários