Premiação do maior concurso audiovisual de moda do Brasil aconteceu a bordo do Chilli Beans Fashion Cruise em 3/4

 

 

 

Sawabona, o cumprimento africano que significa “eu te respeito, eu te valorizo e você é importante para mim”, foi a inspiração e o título do vídeo ganhador da 1ª edição do concurso Fashion Film, assinado por Nathália Frameschi, estilista pós-graduada em Criação de Imagem e Styling de Moda do Senac Lapa Faustolo.

A saudação faz parte de um ritual de tribos da África do Sul, que consiste em chamar um integrante que cometeu algum ato equivocado para o meio de uma roda e lhe lembrar tudo de bom que ele já fez para a tribo, de modo a inspirá-lo a corrigir suas atitudes. “O vídeo aborda signos do empoderamento feminino, da valorização da autoestima do negro e da nova postura colaborativa que surge na sociedade”, avalia Jô Souza, professora da pós-graduação da unidade.

Promovido pela agência Dreamakers, da empresária Carla Wolff, idealizadora do Chilli Beans Fashion Cruise, em parceria com a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), o concurso recebeu vídeos de todo o Brasil e elegeu 10 finalistas para o desenvolvimento de filmes de até 1 minuto. Cada finalista recebeu um box inspiracional de uma marca de moda brasileira.

Nathália Frameschi e Dudu Bertolini

Nathália Frameschi e Dudu Bertolini

Nathália conta que recebeu o box da Água Doce com o tema África, o qual continha alguns acessórios, imagens de estampas e de safári. “Como não temos as savanas por aqui, foquei em recriar este universo de forma subjetiva e me preocupei em traduzir o DNA da marca sem deixar de imprimir a minha identidade. Minha intenção era trazer um olhar mais sensível para o tema”, revela.

O estilista Dudu Bertholini, curador do concurso, ressalta o intuito do concurso de divulgar e democratizar a produção nacional de filmes de moda no Brasil e chama a atenção para a escolha do filme Sawabona. “Todos os finalistas realizaram um lindo trabalho, mas a Nathália se destacou pela sensibilidade. Ela entendeu a marca e sua linguagem fugiu do óbvio para o tema, seu filme está lindo”, parabeniza Dudu.

Wellington Mendes, docente de moda do Senac Lapa Faustolo que também é pós-graduado em Criação de Imagem e Styling de Moda pela instituição, foi igualmente pra final do concurso com o vídeo Hero, I’m!, cujo tema foi a nova coleção cápsula da Ellus 2nd Floor, inspirada nos quadrinhos do Batman. “Quis explorar essa temática despertando a memória afetiva das pessoas para situações do cotidiano em que podemos ser, de fato, heróis”, explica Wellington. Confira:

 

Fotos: Marcella Ferrari Boscolo

 

Comentários

Comentários