Por Juliana Padalka e Nathalia Anjos

 

Já foi o tempo que fantasia de Carnaval era puro poliéster e máscaras de plástico. Isso ainda rola – talvez muito –, mas fato é que esses trajes ganharam status de moda e algumas marcas de roupas e acessórios chegam a desenvolver coleções cápsula especialmente para a data. No lugar das antigas máscaras, o que se vê por aí são maquiagens criativas e bastante elaboradas, que transformam pessoas em personagens lúdicos e fantásticos.

O conteúdo do #Modainfo está totalmente pautado em novos significados. E aí acontece a conexão do Senac Moda Informação com esse novo status das fantasias de Carnaval! O propósito do evento é ressignificar a pesquisa de tendências para o desenvolvimento de produto, porque é preciso #QuebrarACaixa da informação como receita. E assim fizeram quem enxergou o movimento que trouxe de volta para as ruas os blocos e os foliões, com looks fora dos velhos padrões e cheios de personalidade.

Tendências se traduzem em novos produtos

Os personagens atingiram outras esferas e, nas ruas, as possibilidades de manifestações políticas, artísticas e culturais são infinitas.  O crescimento do carnaval de rua em cidades que não tinham essa tradição, como aqui em São Paulo, colaborou para uma explosão criativa que também estimulou o resgate do desenvolvimento de competências manuais e artesanais. Fazer a própria fantasia – e compartilhar nas redes sociais – atribui ao look mais personalidade do que as tradicionais, e algumas vezes desinteressantes, peças prontas. Além da criatividade, fazer uma roupa exclusiva para as festas pode significar fugir das polêmicas fantasias que desrespeitam raças, religiões e as lutas de tantas pessoas. Um bom indicador é ter em mente que fantasia é diferente de indumentária. #ficaadica

Resgatar as origens latinas e homenagear as raízes brasileiras, por exemplo, podem ser opções. Fazendo um paralelo com o Senac Moda Informação novamente, esse será o tema do encontro sobre #BiografiaTropical.

Moda como expressão

Os looks completos e as fantasias são verdadeiras expressões de tudo o que se quer falar. Os desabafos e até os memes famosos somente na internet ganham as ruas e destacam esse Carnaval contemporâneo. “Tudo o que acontece durante o ano na internet, os trend topics, se materializam nos dias de Carnaval em tiaras, frases estampadas em bodies e camisetas, máscaras e marchinhas cantadas em coro. Plaquinhas com frases transformam as pessoas em memes vivos, assumindo como nova linguagem essa forma de expressão”, é como avalia Nathalia Anjos, coordenadora de conteúdo do Senac Moda Informação.

A conexão direta entre os mundos on-line e off-line se estabelecem nesse momento e podem inspirar quem faz moda. Tudo isso resume uma verdadeira aula de #CoolSkills, ponto de conexão de outro encontro do #Modainfo, que apresentará conteúdo sobre competências do futuro para negócios da moda. Saber ler as ruas, quebrar a caixa das velhas receitas dos eventos de tendências e provocar mudanças de acordo com o público e os cenários social e cultural estão entre os assuntos importantes para quem tem uma marca e quer se manter relevante no futuro.

Carnaval e negócios

Esse boom criativo movimenta desde a costureira de bairro, passando pela educação informal em workshops de body de carnaval, saias de tule, tiaras, brincos, adereços e qualquer coisa que componha o look da fantasia, até os grandes magazines, as redes de lojas e cosméticos, com as linhas e coleções especiais carnavalescas.

As oportunidades de negócio cresceram consideravelmente nos últimos três anos. A expectativa para 2020 é que o Carnaval reúna 15 milhões de pessoas em São Paulo e movimente cerca de R$ 2,6 bilhões. Parte desses números se reflete nos negócios de moda na internet. Mas, além de um produto e do timing adequado, é importante que a experiência do cliente seja facilitada e agradável no ambiente on-line. Conectado a isso, o conteúdo sobre #AlgoritmosDaModa apresentará um talk sobre experiência do usuário nas plataformas digitais.

Todo mundo diz que o ano no brasil só começa depois do carnaval, nós acreditamos que o carnaval nós dá insumos para o ano todo! Fique ligada em nossa programação e não perca nossos eventos e cursos!

Comentários

Comentários