Em meio à crise, eventos somam forças para recuperar setor de moda infantil, cuja produção sofreu queda de 4,3% em 2015

A 47ª edição da FIT (Feira Internacional do Setor Infantojuvenil/ Teen), evento voltado à moda infantil, que aconteceu entre 3 e 6 de junho, na Expo Center Norte, teve seu fôlego renovado pela união com a estreante Pueri Expo, focada em acessórios. Ação acontece em momento de recessão na economia brasileira, que de acordo com dados da IEMI (Inteligência de Mercado), apresentou um recuo de 4,3% na produção de artigos de moda infantil em relação ao ano de 2014, totalizando 1,4 milhão de peças.

A fusão das feiras foi orquestrada pela multinacional alemã Koelnmesse, que opera em terras brasileiras há cerca de seis meses, e representa sua primeira ação por aqui. “Nosso objetivo é replicar os eventos do nosso catálogo internacional nos países em que operamos de acordo com as demandas locais. Com a FIT + Pueri Expo conseguimos replicar o modelo da feira Kind + Jugend, na Alemanha”, afirma Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse no Brasil.

Cassiano também revela que, unindo forças, os eventos conseguiram alcançar a marca de 150 expositores nessa edição, dado que, graças à crise, vinha diminuindo nos últimos dois anos.

 

Dobradinha da linha Pets & Kids, da marca Água com Sal

Dobradinha da linha Pets & Kids, da marca Água com Sal

Tal pai, tal filho & pet

A dobradinha “tal pai, tal filho” foi uma unanimidade nos estandes no evento, estendida pela marca brasileira de beachwear “Água com Sal” aos pets. Isso mesmo, tanto a família quanto as mascotes de quatro patas podem sair na rua combinando agora. A dona da marca, Andrezza Duarte, viu uma oportunidade de mercado na falta de oferta de estampas autorais e conta que, seis meses após o lançamento da label, já recuperou o investimento inicial, de aproximadamente cem mil reais.

 

 

Bolsa-paternidade da Zot Luz: patente brasileira

Bolsa-paternidade da Zot Luz: patente brasileira

Criatividade para driblar a crise
Famosa por lançar e patentear no mercado a bolsa-paternidade, acessório com design clean para os pais que cuidam dos bebês, a Zot Luz expande agora sua segunda linha Gud, até 60% mais barata do que a marca principal, com peças a partir de 99 reais. “Estamos no mercado desde 2013 com a proposta de incentivar o protagonismo paterno no dia a dia da criança e, com a Gud, conseguimos equilibrar nosso faturamento em tempos de crise”, afirma Adriana Queiroga, gerente geral da marca.

 

 

 

FPS +50 nelas!
A utilização de tecidos com FPU (fator de proteção ultravioleta), apreciada em diferentes segmentos de moda, como o sportwear, apareceu em diversos estandes na feira como aposta para proteger as crianças do sol, tanto em peças de roupa, quanto em acessórios, como carrinhos de bebê.

 

Restoque + Inbrands
Um dia após os dois maiores grupos de moda no Brasil anunciarem fusão comercial, a Inbrands abriu à visitação uma ilha de estandes em formato de casa na FIT para abrigar suas linhas dedicadas ao segmento infantil, como a VRK, Salinas Kids e Ellus Kids, marca que, após dois anos de lançamento, já responde por 10% do faturamento da Ellus, atrás apenas da VRK, de acordo com Luiz Carlos Meloni, diretor comercial da Inbrands, que complementa, “com a fusão, a receita da Restoque + Inbrands se aproxima dos 3 bilhões de reais”, conclui.

 

 

Comentários

Comentários