14ª edição do evento apresenta produtos de 110 expositores associados da Assintecal, idealizadora do evento

 

Walter Rodrigues

Walter Rodrigues

Sob o mote “Ubuntu – Sou porque nós somos”, o estilista Walter Rodrigues apresentou hoje para a imprensa o 14º Fórum de Inspirações do Salão Inspira Mais, com foco no Inverno 2017.

O evento, idealizado pela Assintecal (Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), vai até 28/6 e também apresenta o Preview do Verão 2018.

“No inverno 2017, apontamos a força do coletivo, indicamos uma inspiração forte para sentimentos que estão à flor da pele, independentemente de qual seja sua cor”, afirma Walter, para quem a união do setor gera prosperidade, “celebramos a moda como aglutinador de forças para uma indústria mais forte, capaz de entender sua posição na cadeia produtiva e se orgulhar disso”, sublinha.

Apesar de ser quase invisível para o consumidor final, o setor de componentes está na primeira etapa da cadeia produtiva de diversas indústrias, como a da moda, por exemplo, e a tecnologia aplicada neles influencia o valor dos produtos nas lojas. “Um tênis esportivo convencional pode reunir até 32 componentes diferentes em sua produção, apresentamos hoje novas tecnologias que conseguem reduzir esse número para até dois grandes monocomponentes, o que, consequentemente diminui seu custo de produção em cerca de 70%”, explica o designer Victor Barbieratto, responsável pelo projeto Inova Mais, presente no Fórum.

 

Uma espiadinha no Verão 2018

Jefferson de Assis

Jefferson de Assis

Ainda no clima colaborativo, o Preview do Couro aponta o termo Apropriação como norte e propõe juntar o que cada um possui de melhor para novas experiências de sucesso.

Jefferson de Assis, estilista coordenador do projeto Referências Brasileiras, apresentado no Salão, encontrou nas palavras-chave adaptação, humor e subversão a deixa para explorar uma das personagens mais conhecidas da literatura brasileira, a boneca Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo, alter ego do escritor Monteiro Lobato, em sua pesquisa para o Verão 2018

“A irreverência e comicidade da Emília, ou Marquesa de Rabicó, reúnem os elementos-chave previstos para a próxima estação, além do olhar diferenciado dela para os objetos do cotidiano, seu gosto para flores e para insígnias reais, presentes no Verão 2018”, revela Jefferson.

Esbanjando criatividade, Jefferson surpreende ao capturar o olhar divertido da boneca em detalhes como o salto agulha de uma ankle boot, que contém uma agulha de verdade, ou outra bota com cabedal de cadarços, para o qual o designer desenhou 25 estampas da flor brasileira mulungu.

 

 

Saberes manuais e Mix By Brasil

Como de praxe, o coletivo gaúcho Rato Rói reúne gente de todo Brasil interessada em reinterpretar sobras de produtos que normalmente seriam descartadas para confecção de peças de tirar o fôlego. Um exemplo são as peças elaboradas em parceria com o designer Alexandre Heberte, que mistura sobras de fitas cassete, malha, borracha e couro em seu tear.

Outro trabalho do coletivo que chama a atenção são os tênis vegan desenvolvidos em uma parceira do grupo Ana Banana, que desenvolve tecidos a partir da fibra de bananeira, com a Insecta Shoes e a designer Clarice Borian, que “tatua” suas peças com microcontos.

Além disso, coletivos dos quatro cantos do país reunidos no projeto Mix By Brasil apresentam projetos já conhecidos no evento, como as criações em couro do Seu Manoel Carlos, do Cariri, e do Grupo Canoa, que utiliza restos de guarda-chuva como matéria-prima, além do trabalho em madeira dos acreanos Marchetaria do Acre e Cores da Mata.

 

Dados do setor de componentes

A força da coletividade marca presença desde o conceito das pesquisas apresentadas no Fórum até os resultados do setor, que, segundo a Assintecal, atingiu a soma de US$206 milhões entre os meses de abril de 2015 e 2016, dos quais cerca de 41% correspondem às vendas dos associados. A instituição revela ainda que espera que as exportações atinjam a marca de US$665 milhões até o final de 2016, o que significa um aumento de 4,4% em relação ao resultado de 2015.

Cerca de 5 mil visitantes são esperados para o evento, que estreia no centro de eventos Pró-Magno, na capital paulista, conta agora com 110 expositores associados, 10% a mais do que a edição anterior.

 

Fotos: Marcella Ferrari Boscolo

Comentários

Comentários