Participantes do evento percorreram ruas da Vila Madalena

 

Evento Senac moda

Equipe durante expedição urbana

Estudar diferentes comportamentos no intuito de antecipar o que será tendência no futuro. Eis a missão do coolhunter, ou caçador de tendências, para quem o trabalho é também um estilo de vida.

Jô Souza, professora da extensão em Coolhunting do Senac Lapa Faustolo, liderou o SMI +, uma expedição urbana com cerca de 40 participantes do #ModaInfo 2017 ed.1, em março, pelo icônico bairro da Vila Madalena, região boêmia que respira arte e descontração. “Nessa atividade, chamamos a atenção das turmas para as cores, formas e texturas, propondo uma experiência estética e sensorial com esse espaço de deslocamento do agito em São Paulo”, explica Jô.

Nathalia Anjos, coordenadora do Senac Moda Informação, conta que a expedição consolida o line-up do evento, voltado à estética urbana. “O coolhunting vai além da superfície, do que está dado nos birôs de tendências, trata-se de decifrar os detalhes que fazem sentido para o seu público. É isso que o #ModaInfo propõe, ir além”.

A jornada, que teve início na Livraria da Vila, passou por importantes referências de moda na região, como o brechó Borogodó e os ateliês das estilistas Flávia Aranha e da Fernanda Yamamoto, que apresentaram os processos de produção das peças ao público.

“A Vila Madalena é cult e, apesar de já possuir uma identidade consolidada, continua a atrair novos artistas ligados à moda, arquitetura e ao design contemporâneo. Essa efervescência cultural faz dela uma referência para quem pesquisa comportamento”, avalia Roberto Silveira, bibliotecário da unidade. Apaixonado por moda, Roberto concluiu o curso de coolhunting em 2015 e auxiliou os grupos na expedição junto às ex-alunas Thamires Begher e Ana Paula Moura.

Para Karine Gottardi, estilista da Tom Jovi, de Blumenau, que participou da expedição, abrir a cabeça é essencial para sair da competição por preço no meio fashion. “Não adianta ficar apenas no copia e cola, a pesquisa e o trabalho de escuta é fundamental para surpreender o cliente”, conclui.

Fotos: Leandro Mourad