Com curadoria de Diógenes Moura, Museu da Cidade expõe a mostra “Por Debaixo do Pano” com 117 imagens da fotógrafa

 

O Museu da Cidade, localizado no centro de São Paulo, reúne na mostra gratuita “Por Debaixo do Pano” mais de 40 anos de trabalho da fotógrafa Nair Benedicto, fundadora da agência F/4 de fotojornalismo nos anos 70, época em que a profissão era quase unanimemente masculina.

Por conta da sua profissão, Nair viveu e registrou momentos históricos do Brasil, como a ditadura militar, da qual foi alvo, além de manifestações populares e recortes a vida cotidiana. Logo na entrada do Museu, chama a atenção a galeria de fotos dos índios de Altamira (PA), registradas por ela nos anos 80, quando se começou a discutir a instalação de usinas hidrelétricas na região, e que, 40 anos depois, foram inundadas por uma enchente em seu arquivo pessoal, conferindo explosões surrealistas de magenta, ciano e amarelo às imagens.

A mostra também apresenta registros de um Brasil pouco falado, como a ousadia do bloco feminino de maracatu, até então exclusivo aos homens, fotografado por suas lentes experientes em Pernambuco.  “O que eu quero guardar é a mágica que se estabelece no encontro com essas pessoas. Estar diante do mundo e deixar que ele interfira no meu olhar. É essa sensação que provoca em mim o desejo de compartilhar o que vi e vivi”, revela Nair.

Além de fotos, a exposição contará com a exibição de dois registros audiovisuais que a agência F/4 assina como correalizadora, ao lado do Grupo Maria Bonita. Os filmes, atuais, embora produzidos nos anos 80, intitulados “Não quero ser a próxima” e “O prazer é nosso”, colocam a mulher primeiro como vítima de abusos e maus-tratos por parte de seus maridos ou companheiros e, depois, falando sobre sexualidade de modo livre por meio de suas próprias experiências libertadoras.

Mostra: Por Debaixo do Pano – Nair Benedicto
3ª feira a domingo, das 9 às 17 horas; até 7/2/16
Casa da Imagem, R. Roberto Simonsen, 136-B, tel. (11) 3106-5122
Grátis

Confira a nossa agenda para ficar por dentro dos eventos de moda e cultura clicando aqui.

Foto: Marcella Ferrari

 

Comentários

Comentários