Instituição articula a formalização do varejo de moda desde 2010

 

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), anunciou a inclusão da marca de lingerie Loungerie e dos grupos SOMA e Dafiti no seu programa de certificação que audita implementação de práticas de responsabilidade social e compliance no varejo de moda.

Em ação desde 2010, a ABVTEX afirma que seu programa, voltado a empresas de grande porte do varejo de moda, já promoveu mais de 28 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas na confecção de artigos de vestuário e calçados.

“Nós buscamos o engajamento de grandes grupos por acreditarmos que eles são os responsáveis por disseminar boas práticas no mercado de moda nacional”, explica Edmundo Lima, diretor executivo da entidade.

O executivo afirma que as empresas signatárias do programa respondem hoje por 24,8% do total de vendas no varejo de moda nacional, que neste ano deve ultrapassar R$200 bilhões, segundo estimativa do IEMI (Inteligência de Mercado).

A adesão do grupo Soma surpreende positivamente após a constatação de mão-de-obra escrava em uma oficina de costura terceirizada por ele pela Polícia Federal, em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho, em setembro do ano passado.

Detentor de marcas supervisadas como A. Brand, Animale, Farm, Fábula, FYI e Foxton, o grupo Soma alegou na época desconhecer a realidade da oficina de costura, que incluía jornada de trabalho superior a 12 horas diárias aos costureiros migrantes informais, comprometendo-se a ressarcir os trabalhadores envolvidos num montante de mais de R$100 mil. Relembre o caso clicando aqui.

Após ingressarem como associadas do programa, as marcas têm até dois anos para regularizar sua cadeia produtiva e ganharem o selo ABVTEX de responsabilidade social. “A partir de então, só podem adquirir mercadorias de empresas certificadas”, salienta.

Saiba mais sobre os desafios da erradicação das irregularidades da cadeia produtiva da moda:

 

Combate ao trabalho escravo na moda é tema de talk em São Paulo

Foto em destaque: Thinkstock fotos

Comentários

Comentários