Bazar acontece durante o evento e estimula ressignificação do guarda-roupa

 

A próxima edição do Senac Moda Informação, que acontece 25/10, na Casa Natura, trará uma edição especial da Trocaderia, plataforma de trocas, doações e desapegos de roupas, calçados e acessórios, capitaneada por Nathália Capistrano e Isabela Mantovani, idealizadoras da iniciativa.

ModaInfo e Trocaderia

Edição do Trocaderia no Jardim Secreto Fair

Como funciona

Para realizar as trocas entre si, é preciso que os participantes do #ModaInfo tragam até cinco roupas em excelente estado (higienizadas, sem furos, nem rasgos). As peças serão avaliadas pelas meninas, etiquetadas com os nomes dos donos, lacradas e separadas em araras de troca.

O mais interessante é que as trocas só acontecem se os interessados concordarem entre si presencialmente. “Além da troca de roupas, há a troca de experiências. As pessoas se empolgam, contam a história das suas peças para as outras e se tornam amigas”, revela Isabela.

Os participantes também podem escolher alguma peça sua para presentear uns aos outros e desapegar de looks que não usam mais para a Trocaderia doar a ONGs.

As peças que precisarem de pequenos ajustes, como uma barra de calça ou pence, serão encaminhadas para o retoque a cargo da turma do curso de Costureiro do Senac São Bernardo, integrantes do Staff Lab, uma iniciativa de construção coletiva e participação ativa de alunos e docentes de toda a rede no #ModaInfo.

 

Moda colaborativa

Sucesso desde o surgimento, em 2014, a Trocaderia surgiu do desejo da Nathália desapegar de peças que comprou, mas nunca havia usado. “O que seria apenas um encontro de amigas no salão de festas de um prédio tomou uma proporção enorme após ter sido televisionado no programa Mais Você, em novembro daquele ano. Daí pra frente, não paramos mais”, avalia Nathália, que já realizou mais de 14 edições do bazar na capital paulista.

Uma oportunidade para analisar com cuidado o que se tem no guarda-roupa e ressignificar as peças com que não se identifica mais, a Trocaderia é um exemplo de moda colaborativa e sustentável, cujo modelo também entra na pauta da programação do evento na Arena Coexistências, que contará com a participação de players de diferentes segmentos fashion, como Edio Uemura do Privália, Dede Bevilaqua da Basico.com e Dani Ribeiro, do Roupateca.

 

Participe do Senac Moda Informação:

25outalldaySENAC MODA INFORMAÇÃO 2017 ED.2(Dia todo: quarta-feira) Casa Natura Musical

Comentários

Comentários