Primeira edição do Preview reuniu análises dos consultores do #ModaInfo sobre a última temporada internacional de desfiles

 

Em 16/3, o Senac Moda Informação apresentou a primeira edição do Preview, no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), que trouxe a análise do time de consultores do evento sobre os temas que nortearão o desenvolvimento de coleções para o varejo de moda nacional para o Inverno 2017.

O novo evento ligado ao #ModaInfo apresenta as tendências desfiladas nas semanas de moda internacionais com detalhes sobre tecidos, acabamentos, cores, harmonias, padronagens, estampas, formas, bordados e aviamentos para os segmentos feminino e masculino. Tudo isso uma semana após Paris encerrar o circuito de desfiles em 9/3.

 

See Now, Buy Now 

 

Em sintonia com o movimento “See Now, Buy Now“, abraçado por grifes internacionais como Burberry e Tom Ford, o Preview apresentou os destaques dos desfiles antes da confirmação do high street (varejo) internacional, justamente para que o segmento nacional aproveite seu conteúdo no início do desenvolvimento de novas coleções. “As informações apresentadas pelas consultoras hoje complementam a nossa pesquisa para as próximas criações”, afirma a participante Mafê Michelin, estilista da Riachuelo.

“A difusão global da moda é uma realidade que está rompendo as linhas dos hemisférios norte e sul e colocando o ‘quero agora’ como um desafio logístico e criativo a ser vencido pelo mercado. Aliás, esse é um fato que já bateu até mesmo à porta do prêt-à-porter internacional com algumas marcas comercializando seus produtos no exato instante em que os apresentam em desfiles” enfatiza Danielle Monteiro Martins, gerente do Senac Lapa Faustolo.

A rapidez com que as grifes pretendem satisfazer o desejo de compra dos clientes também impactará o modelo de negócio do varejo de moda, conforme avalia Renato Shibukawa, editor do #ModaInfo, “o mercado nacional terá que aprimorar suas técnicas de fast fashion e, principalmente, empregar mais criatividade em seus desenvolvimentos. Nesse ponto é que o Senac entra com o Preview, um importante serviço para nortear o desenvolvimento de novos produtos”.

 

Confira os temas do Inverno 2017:

 

Boho Dream

Um olhar moderno relê as memoráveis referências dos anos 1970 aplicando volumes mais contidos em suas formas e maior controle e subjetividade na ornamentação boho, folk ou étnica.

Elementos de inspiração art nouveau e art decó são destaques em estampas e padrões geométricos, assim como os motivos florais de cores e traços botânicos e naturalistas. Os tons terrosos predominam em peças lisas e detalhes em peles felpudas, que remetem ao aconchego.

O filme Love Story, de 1970, ícone do sportswear americano da época, e o joalheiro Kenneth Jay Lane são lembrados como fonte de inspiração ornamental com seus trabalhos que misturam luxo à modernidade.

Alberta Ferretti, Costume Nacional ,H&M e Roberto Cavalli

Alberta Ferretti, Costume Nacional ,H&M e Roberto Cavalli

 

Free Rebel

Com o “fim do sonho” (the dream is over), preconizado por John Lennon, novos valores enterram o movimento paz e amor e revelam a agressiva estética punk solidificada em tachas, zíperes, fivelas, rasgos nas roupas, além de olhos e bocas escurecidos por maquiagem pesada.

O poder yuppie (derivação de YUP -Young Urban Professional) surgido em Nova Iorque em meados dos anos 1980, estrutura fortemente a modelagem numa demonstração de domínio econômico crescente de jovens executivos com  milhões de dólares nos bancos. Em Paris, a invasão de estilistas japoneses propagava as formas amplas na linha H, característica do pauperismo chic em preto e tons de cinzas.

free rebel

Alexander McQueen, House of Holland, Marc Jacobs e Saint Laurent

 

Novos Românticos

Um toque vitoriano com ênfase em frufrus rendados e a leveza das bailarinas de Degas reforçam o ar romântico que tem nas cores claras e empoeiradas, e também nos tons cosméticos, um forte ponto de apoio. Uma abordagem mais dramática e barroca coloca o preto como a cor mais recorrente, realçando também toques de sensualidade em decotes profundos e semitransparências.

Os uniformes militares inspirados no “La grande Armée”, o grande exército de Napoleão I, adornados de elementos metálicos e fios dourados em bordados são, juntamente com o filme Barry Lyndon (1975) de Stanley Kubrick , importantes referências no tema.

Alexander McQueen, Dior, Marchesa e Valentino

Alexander McQueen, Dior, Marchesa e Valentino

 

New Order

Os elementos do mundo esportivo focado em tecnologia e performance anatômica dão o rumo para a moda em busca de uma nova ordem, ousada, em conformidade com o espírito do tempo em que vivemos.

O design busca na praticidade e no conforto os elementos para a construção de uma novíssima estética.  Linhas arquitetônicas simples inspiram modelagens que recriam padrões convencionais através de formas assimétricas redesenhando a silhueta do corpo.

Toques minimalistas projetam novas harmonias em blocos de cores sólidas luminosas em associação com tons neutros. Um espírito zen, necessário ao equilíbrio do convívio urbano acelerado, coloca em evidência a pureza das formas tubulares que embalam confortavelmente o corpo.

DKNY, Emilio Pucci, J Mendel e Versace

DKNY, Emilio Pucci, J Mendel e Versace

 

Fotos: Agência Fotosite