Iniciativas aproximam marcas do público da semana de moda

 

O Projeto Estufa, que desde a temporada passada traz iniciativas de moda sustentável ao São Paulo Fashion Week, apresentou hoje o trabalho da estilista Russa Maria Kasakova, dona da Jahnkoy, mafca finalista da última edição do prêmio LVMH.

Reconhecida por construir looks esportivos unindo técnicas de upcycling e reciclagem de insumos não-têxteis a itens característicos da indumentária ancestral de seu país, a estilista já vestiu celebridades como M.I.A. e Erykah Badu.

Na coleção Displaced, apresentada ao público do evento, Maria questiona o desaparecimento de culturas engolidas pela massificação do fast fashion.

Veja detalhes dos looks apresentados por Jahnkoy

Maria Kasakova

Top Five

Já o Top 5, idealizado pelo Sebrae, trouxe em sua terceira edição as marcas Borana (ES), Kalline (SC), Karine Fouvry (RJ), Led (MG) e Vankoke (RN), após um semestre de mentoria de negócios.

A Kaline, que desde os anos 1990 vem se especializando em artigos de couro, trouxe à passarela sua proposta minimal para a matéria-prima, abusando do colorblocking para os looks compostos por peças como macacões e calças lilazes, camisetas amarelas, laranjas, brancas e abrigos vinho.

Já a Led acrescentou o handmade a tendências de moda bastante trabalhadas no exterior nas últimas temporadas, como o uso de tecidos laminados pesados que remetem ao vinil em abrigos esportivos e coletes, equilibrados na delicadeza de regatas em crochê, além das pochetes, um must have de várias marcas, e um trabalho interessante de patchwork na confecção de estampas camufladas.

 

 

O encerramento do Top 5 ficou a cargo da Karine Fouvry, francesa radicada no Rio de Janeiro, que apresentou hoje um desdobramento de sua primeira coleção, intitulada Nômade, no Minas Trend de 2015.

Desta vez, explorou a ancestralidade africana sob um olhar contemporâneo, utilizando símbolos como o turbante como ponto de partida sim, mas com foco na modelagem e acabamento impecáveis, responsáveis por fazer quem os observa querer chegar mais perto para conferir.