A moda é garimpar

 

Foi-se o tempo em que os brechós serviam como um estoque de looks vintage. Hoje em dia, dependendo do seu foco no garimpo, é possível encontrar tanto antiguidades do século 19 para alugar, quanto peças recentes de marcas famosas a um preço convidativo.

Isso porque, assim como o fenômeno vintage redirecionou as atenções de grande parte das produções de moda para raridades do passado há cerca de uma década, os tais achados dos brechós (leia-se: peça bacana a preço camarada) fazem a cabeça do público compromissado com o slow fashion.

Não por acaso, é cada vez mais comum encontrar gente jovem garimpando roupas em brechós, motivo pelo qual não é de se estranhar a popularidade de perfis no instagram como o @Brechoseff, nativo digital, que vende praticamente todos os looks postados pela rede social em questão de minutos, ou das feiras itinerantes promovidas pelo Vitrine Criativa, que reúnem cerca de 100 brechós a cada edição.

De uns tempos para cá, alguns brechós também iniciaram um movimento interessante de atuação no mercado enquanto marca, como no caso da loja de antiguidades À La Garçonne, cuja estreia bem-sucedida em 2016 no SPFW (São Paulo Fashion Week) abriu caminho para coleções inteiras desenvolvidas desenvolvidas com técnicas aprimoradas de upclycling na passarela, e do Brechó Replay, que realiza seus desfiles-manifesto na Casa de Criadores.

De olho nessa tendência, traçamos um roteiro com brechós on e off-line para você conhecer em SP. Confira:

Alabama Hotel

Fundado por um casal de DJ’s de Santa Catarina, o Alabama hotel fixou residência no bairro do Bexiga neste ano, por onde promove bazares dançantes aos finais de semana dentro da loja e também na escadaria em frente à Praça Dom Orione, aos finais de semana.

Endereço: R. 13 de maio, 870. Bela Vista – São Paulo – SP

Alabama Hotel

Brechó da Beesha

Recheado de looks extravagantes, o brechó da beesha oferece lacração para os consumidores, com editoriais irreverentes e divertidos.

Conheça: https://www.instagram.com/brechodabeesha/

Brechó Minante

Ele é o queridinho das meninas quando o assunto são peças vintage e descoladas. Com curadoria da proprietária Camila Gonçalves, ele faz sucesso no Instagram, onde realiza até leilões.

Conheça: https://www.instagram.com/brechominante/

Brechó Seff

Com curadoria voltada ao streetwear e moda casual, o Seff nasceu na rede social e por lá vem ganhando seu público.

Quase todos os dias, uma nova peça postada no instagram para, instantaneamente, choverem compradores e curtidas.

Conheça: https://www.instagram.com/brechoseff/

Borogodó do Brechó

Na ativa há 7 anos, o Borogodó do Brechó mais parece uma butique, com harmonização dos looks expostos nas araras por tema. O espaço ficou famoso por expor artigos negociados com famosas pela sua proprietária, Erika Nigro, ex-produtora de moda.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 944 – Pinheiros, São Paulo – SP

Borogodó do Brechó

Casa Vitrine Criativa

A loja colaborativa situada numa travessa da Rua Augusta, conta com um acervo de 45 microempreendedores associados à Feira Itinerante Vitrine Criativa, que disponibilizam algumas peças por lá. O espaço é bem organizado e conta com a curadoria dos organizadores da feira.

Endereço:R. Marquês de Paranaguá, 377 – Consolação, São Paulo – SP

Capricho à Toa

O casarão situado em frente ao metrô da Vila Madalena não tem nenhuma sinalização, mas vive cheio. Isso porque seus três andares superorganizados mais parecem uma loja multimarcas do que um brechó, com roupas em ótimo estado de conservação, provadores bacanas e equipe treinada para te atender.

Vale lembrar que o Capricho à Toa marcou presença na Resenha sobre Empreendedorismo no #ModaInfo 1.17. Relembre. 

Endereço: Rua Heitor Penteado, 1096 – Casa 8 – Sumarezinho/Perdizes – São Paulo

 

Minha Avó Tinha

Na ativa desde 1992, quando ainda era apenas um antiquário no bairro das Perdizes, o brechó é famoso pelo acervo exclusivo para produção de moda, com peças e mobília do século 19, além de araras inteiras dedicadas a looks das décadas de 60 e 70.

Na entrada do brechó, são expostos os looks à venda, assim como as porcelanas e pratarias de época, organizados para o público como se fizessem parte do serviço de uma recepção no local.

Endereço: R. Thomé de Souza, 100

Minha Avó Tinha

Brechó Replay

Queridinho dos produtores de moda, o Brechó Replay foi criando uma identidade própria a partir dos editoriais criados para o seu feed no instagram que exaltam a diversidade do ser humano.

Desde 2017, o Brechó Replay desfila na casa de criadores suas coleções pensadas a partir de técnicas de upcycling, levantando a bandeira do tombamento na passarela.

Conheça: https://www.instagram.com/brechoreplay/

Saravá Brechó

Dono de um dos feeds mais belos dos brechós que vimos no instagram, o Saravá investe em editoriais de moda com casting diverso e mensagens de empoderamento, além de customizar peças para venda on-line.

Conheça: https://www.instagram.com/saravabrecho/

Volta ao Mundo

Há mais de 20 anos em São Paulo, o Volta ao Mundo se divide em quatro endereços pela cidade. Nós visitamos o espaço situado no antigo endereço do Minha Avó Tinha, no bairro das Perdizes.

Por lá, você encontra artigos de marcas famosas, como bolsas Louis Vuitton, looks vintage, de festa e norm core. Contudo, para conferir esse balaio, é necessário ter disposição, pois as araras do brechó são lotadas de roupas!

Endereço: R. Dr. Franco da Rocha, 74 – Perdizes, São Paulo – SP

Volta ao Mundo

Imagens: Marcella Ferrari Boscolo e Leonardo Araújo

Comentários

Comentários