Estilista foi anunciado como consultor criativo da instituição no SPFW N46

 

Um dos principais nomes da moda contemporânea do nosso país, o mineiro João Pimenta é um estilista autodidata que se iniciou nesse ofício assim que chegou em São Paulo, no final dos anos 80, quando começou a trabalhar em ateliês de roupas sob medida.

À frente da marca que leva o seu nome há quinze anos, ele é reconhecido pela originalidade com que transcende a base da alfaiataria clássica para propor criações ousadas que subvertem os tabus de gênero, classe e brasilidade, nos quais mescla tecidos simples e nobres com a mesma naturalidade com que equilibra silhuetas, abrindo espaço em seus desfiles para a reflexão da moda como expressão artística, algo cada vez mais raro num meio saturado de imagens voláteis.

Esses talentos chamaram a atenção da área de moda do Senac São Paulo, que há mais de um ano vem conversando com o estilista sobre como ele poderia contribuir com a formação dos estudantes da graduação enquanto consultor criativo, cargo que assumiu publicamente no desfile da sua linha feminina no SPFW N46 (São Paulo Fashion Week), na semana passada, para a qual um grupo de 10 alunos contribuíram com a criação de 5 peças.

“O João Pimenta foi escolhido por sua trajetória na área de moda que reflete sua forte identidade criativa. O estilista explora a construção da modelagem, os tecidos e as estampas como ferramentas essenciais para suas criações, o que enriquece seu trabalho. Isso vai ao encontro do que acreditamos ser fundamental na formação de um designer de moda”, explica Tatiana Putti, coordenadora da graduação em moda do Senac SP.

O grupo teve apenas três semanas para criar as peças para a coleção, da ideia inicial à prova de roupa, cuja matéria-prima única foi o algodão brasileiro, utilizado pelo estilista por conta da parceria com o movimento Sou de Algodão. “O João apresentou o plano de coleção inspirado na cultura indígena brasileira aos alunos e se encantou com os exercícios de modelagem criativa desenvolvida por eles, uma vocação em comum dele e do Senac”, revela a professora Viviane Kozesinski. 

Galeria: Seleção dos looks e croquis desenvolvidos pelo João Pimenta em parceria com os alunos do Senac SP

Não por acaso, alguns exercícios de modelagem dados em sala de aula foram incorporados pelo estilista na coleção, como a da técnica de caixa, que inseriu formas geométricas na região das pernas das modelos, e a do drapeado egípcio, que esculpiu o decote do colo das peças em tiras de tecido por meio de moulage.

A geometrização também apareceu nos looks da coleção em forma de listras, tal qual uma pintura corporal dos povos indígenas, cuja disposição assimétrica propunha diferentes eixos visuais à composição de cortes clássicos do guarda-roupa feminino, como blazers, vestidos sereia e camisas com babados.

Sobre o processo de cocriação, o estudante de moda Eugênio Santos, que foi perfilado no #ModaInfo quando ganhou um reality show de costura, nos contou que o desafio maior foi o tempo. “Para nós, concluir as entregas em grupo atendendo às alterações João dentro do prazo foi o mais difícil, mas o exercício nos aproximou da realidade do mercado, pois no dia a dia, é preciso fazer o melhor sem estourar o tempo”, avalia.

Ao final do desfile, João nos revelou que seu maior objetivo como consultor criativo da graduação de moda do Senac é justamente aproximar os alunos da realidade do mercado, que ele disse ter pouco glamour e muito trabalho. “Tivemos uma troca de conhecimento muito estimulante para ‘resolver’ as peças e os alunos ficaram muito empolgados em vê-las na passarela. Ao mesmo tempo, estar no Senac vai ser muito bom pra mim, porque eu aprendi tudo o que eu sei ‘fazendo’, estou muito feliz”.

Estudantes de moda do Senac com o estilista João Pimenta no backstage do desfile da sua linha feminina no SPFW N46

+

Em 6/11, o estilista participa do evento aberto ao público Metamorphosis Creative Experience, desenvolvido pelos cursos de pós-graduação em styling e modelagem criativa do Senac Lapa Faustolo. Para participar, é preciso se inscrever pelo site.

Confira o desfile completo:

Fotos: Agência Fotosite

Croquis: Beatriz Praisler

Comentários

Comentários