Manu Carvalho

Manu Carvalho

Manu Carvalho, jornalista e blogueira especializada em moda, contou para o #ModaInfo durante o Preview como se desdobra para estar presente nas mídias sociais e trazer conteúdo relevante para o seu público diariamente.

“O Instagram já absorveu os blogs especializados em look do dia, penso que só ficarão na ativa as blogueiras que trouxerem informação de qualidade para o público. Dizer apenas que ‘é lindo’ não dá mais”, avalia Manu. Confira:

 

Você é jornalista na rádio Jovem Pan, possui um blog e marca presença nas redes sociais. Como você faz para se organizar com tantas atividades?

Uma coisa que me ensinaram é que você tem que escolher o seu público, saber com quem você fala e, a partir disso, selecionar a informação interessante para ele. Por exemplo, só vou a um evento quando ele interessa ao meu público. Como eu trabalho na Jovem Pan como jornalista de moda, beleza e comportamento, eu consigo aproveitar as pautas para o meu blog, o que facilita muito o meu trabalho.

 

Além de jornalismo, você também estudou moda?

Eu sempre faço cursos de moda. Sou stylist e maquiadora, apesar de não trabalhar como profissional dessas áreas. Meu intuito é estudar para transmitir conhecimento sobre história da moda e da arte, os tecidos e as tendências. Assim eu posso comentar o assunto com propriedade ao invés de dizer apenas, “ai, que lindo”. Isso não acrescenta nada para o público.

 

E essa é a sua preocupação no blog? Você quer formar suas leitoras?

Sim, é essencial você ter bagagem para explicar o porquê de você achar algo lindo, por exemplo. Dizem por aí que muitas blogueiras se deram bem por conseguirem mostrar ao público a facilidade em aderir a uma tendência, só que eu acho que muitas vezes se perde a oportunidade de contar uma história bacana, acrescentar informação. É isso que eu quero fazer.

 

E hoje o blog complementa o seu trabalho?

Muito, e me trouxe visibilidade também. Com ele eu pude me soltar de uma maneira muito diferente do que eu faria na rádio, cuja abordagem é mais séria. O blog é o meu espelho, lá eu falo a minha opinião sobre diferentes assuntos e acho que essa é a tendência da plataforma, mais conteúdo e menos looks do dia, absorvidos pelo Instagram.

 

Quantas inserções você faz por dia nas mídias sociais?

Depende muito da época. Há semanas em que que eu quero muito me expor no Snapchat, por exemplo, e conto tudo, assim como há semanas em que eu estou fechada e não quero falar. Me permito essa alternância para não ser escrava das mídias sociais.

 

E para encerrar, você tem alguma dica para quem está trabalhando com mídia social?

Eu acho que a dica é fazer o que se gosta e fazer bem feito. Por exemplo, se você postar uma foto, tenha certeza de que a foto está realmente boa para a repercussão dela ser positiva. Vejo muitas pessoas que publicam vídeos ou textos ruins e não conseguem estabelecer um padrão no mercado. Se você for exigente, conseguirá impor um nível bom para o seu trabalho e tudo ficará mais fácil.

Comentários

Comentários