A iniciativa resulta de parceria entre o Senac SP, Abit e Instituto Rio Moda

De 9 a 11 de maio, o Senac Lapa Faustolo, unidade especializada em moda e beleza do Senac São Paulo, será o ponto de encontro dos profissionais voltados ao desenvolvimento têxtil no mercado brasileiro por conta do Programa Especial de Tecidos, uma iniciativa gratuita promovida pela instituição em parceria com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) e Instituto Rio Moda.

Abrangendo possibilidades criativas para diferentes bases de tecidos, como malhas, tecidos planos, tecnológicos e activewear, a programação contempla exposição, palestras e quickshops facilitados por nomes importantes do segmento têxtil brasileiro, como Werner, TexPrima, Texneo, Focus Têxtil e Dalila Têxtil.

Já na palestra de abertura, chamada O Tecido Insurgente, Olívia Melquior, coordenadora de moda da Première Vision Paris, chama a atenção para o modo como os tecidos influenciam as relações sociais, a partir de um recorde histórico que contextualiza as mudanças de comportamento de mercado embasadas em inovações têxteis.

No dia seguinte, os segmentos de malharia e tecidos planos norteiam os quickshops capitaneados por André Klein, diretor da Dalila Têxtil, e Rose Orlean, diretora de desenvolvimento de produto da Focus Têxtil, além do mercado de moda athleisure, fenômeno da nossa geração e pauta de um quickshop exclusivo promovido pela Talita Paparelli, da Texneo.

Para fechar, os processos de estamparia, confecção e mercado da seda, segmento forte no Brasil, são detalhados por Vanessa Bachiega, da Werner Tecidos, enquanto que provocações sobre novas formas de pensar e fazer moda são o tema dos quickshops Novo Algoritmo Têxtil – design, sustentabilidade e valores, facilitado por Danielle Hittmair, da TexPrimaDiego Malicheski, da Rocio CanvasCarol Piccin, da MateriaLAB Design, e TexIndex – autodiagnóstico de sustentabilidade, promovido pelo Renato Jardim, da Abit. 

Confira a programação completa e inscreva-se clicando neste link:

Palestra: O Tecido Insurgente 
Data: 09/05/2018 A 09/05/2018
Horário: 19:00 às 21:00
Preço: Participação gratuita.

Conduzida por Olivia Merquior, coordenadora de moda da Première Vision Paris na América Latina, a atividade pretende demonstrar como o desenvolvimento têxtil revela o futuro das relações sociais. A partir de uma breve historiografia dos tecidos, ela abordará como é possível entender grandes mudanças de comportamento de mercado a partir das inovações têxteis. Hoje fala-se muito sobre futuro, mas as insurgências da tecnologia têxtil alteram definitivamente a maneira como o ser humano interage com suas peças de vestuário e, consequentemente, com as pessoas à sua volta. Com exemplos históricos e atuais sobre os impactos das inovações têxteis no meio ambiente, na comunicação, na política, e na economia, a palestrante vai revelar como a sociedade se reinventa pela interação com cada uma dessas tecnologias.

Quickshop: Viabilizando a Criação de Malhas Diferenciadas
Data: 10/05/2018 A 10/05/2018
Horário: 14:00 às 16:30
Preço: Participação gratuita.
Conduzido por André Klein, diretor da Dalila Têxtil, o evento abre espaço para discutir caminhos de diferenciação de produto e a sintonia com o mercado devidamente conciliados com macroprocessos estáveis, ganhos de escala e atuação competitiva.

Quickshop: Tecido Plano – relação tecido x preço x toque/caimento 
Data: 10/05/2018 A 10/05/2018
Horário: 17:00 às 19:30
Preço: Participação gratuita.

A ideia dessa atividade, capitaneada por Rose Orlean, diretora de desenvolvimento de produto (CPO) da Focus Têxtil, é debater com os participantes a tecnologia têxtil, propondo uma base para avaliar melhor relações custo-benefício em função das características técnicas do tecido.

Quickshop: Athleisure – o lifestyle esportivo 

Data: 10/05/2018 A 10/05/2018
Horário: 20:00 às 22:30
Preço: Participação gratuita.

Atividade, facilitada por Talita Paparelli, gerente de desenvolvimento de produtos da Texneo, tem como objetivo compartilhar conhecimento sobre a tendência athleisure, discutindo a ruptura entre linhas tradicionais da moda para esse novo estilo que une casual ao formal, esportivo à moda.

Processos, Estamparia, Confecção e Mercado dos Tecidos de Seda 
Data: 11/05/2018 A 11/05/2018
Horário: 14:00 às 16:30
Preço: Participação gratuita.

A ação, promovida por Vanessa Bachiega, gerente de produto da Werner Tecidos, trabalha com os participantes os processos para identificar os principais tecidos de seda e suas particularidades, permitindo ainda que escolham o tecido apropriado para cada função e o façam de modo mais assertivo.

Quickshop: Novo Algoritmo Têxtil – design, sustentabilidade e valores 
Data: 11/05/2018 A 11/05/2018
Horário: 17:00 às 19:30
Preço: Participação gratuita.

O quickshop é mediado por Danielle Hittmair, diretora de desenvolvimento e marketing da TexPrimaDiego Malicheski, criador da Rocio CanvasCarol Piccin, coordenadora da MateriaLAB Design, com a proposta de debater com o grupo os movimentos em prol da sustentabilidade e dos valores locais como referências no design de produtos de moda que gerem desejo, mas que estejam alinhados com as novas demandas da sociedade.

Quickshop: TexIndex – autodiagnóstico de sustentabilidade 
Data: 11/05/2018 A 11/05/2018
Horário: 20:00 às 21:30
Preço: Participação gratuita.

A ação, promovida por Renato Jardim, superintendente de políticas industriais e econômicas da ABIT, irá discutir a sustentabilidade nos negócios do setor têxtil e de confecção, por meio de uma ferramenta de autodiagnóstico das práticas de sustentabilidade com foco em governança, meio ambiente e responsabilidade social.

Foto: Divulgação.

Comentários

Comentários