Os 20 looks da mostra foram doados à Instituição pelo estilista

 

Colete bordado preto e branco, por Mario Queiroz

Colete bordado preto e branco, por Mario Queiroz

Começou ontem a exposição Mario Queiroz – 20 anos de ruptura na moda masculina, no centro Universitário Senac, composta por looks que fizeram parte de duas décadas de trabalho do estilista.

Com destaque para o trabalho de modelagem de casacos e jaquetas, alfaiataria e roupas esportivas, as peças mostram como Mário trabalhou a ruptura dos padrões masculinos na moda do século 20. A partir de agora, os looks compõem o Acervo de Moda Senac.

“A escolha das peças que doamos para o Acervo seguiu um critério de representatividade do conjunto de nossa obra. Há um destaque especial para os casacos de diversos estilos e materiais que foram muito significativos”, comenta Mario Queiroz.

Acervo de Moda

O projeto Acervo de Moda Senac foi criado no ano passado e contempla a realização de exposições com os acervos doados de marcas e estilistas renomados, abordando diferentes recortes históricos, aspectos técnicos e identidade criativa para possibilitar o estudo da moda como fenômeno sociocultural. Dessa forma, pretende tornar-se fonte de pesquisa para alunos, acadêmicos e profissionais, ampliando as referências de ensino e pesquisa na área de moda.

Após as exposições, o acervo continuará disponível para pesquisa de professores e alunos para que possam pesquisar informações técnicas de materiais têxtis e confecção usadas por profissionais renomados. O Acervo está disponível na Modateca, espaço fixo no Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Segundo Tatiana Oliveira Putti, coordenadora da área de moda no Senac, a iniciativa prevê também o intercâmbio com museus. “Nosso objetivo é abordar diferentes recortes históricos, aspectos técnicos e identidade criativa para possibilitar aos nossos alunos o estudo da moda como fenômeno sociocultural”, explica.

Para Mario Queiroz, a preocupação da instituição em preservar a história da moda brasileira é motivo de orgulho, por conservar peças que marcaram desfiles realizados ao longo de sua carreira. “O Acervo possibilita o estudo aprofundado de uma obra em suas formas, volumes, padrões e materiais para que sirva de inspiração para novas criações”, afirma.

 

Serviço:

Onde: Centro Universitário Senac – Santo Amaro
Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro
São Paulo – SP
E-mail: universitariosantoamaro@sp.senac.br
Telefone: 11.5682-7300
Data e Horário: 09/06/2016 até 05/09/2016 de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas e aos sábados, das 8 às 17 horas.
Preço: Visitação gratuita

 

Fotos: Marcella Ferrari Boscolo

Comentários

Comentários