Estilista revisita suas coleções anteriores em linha de moda praia vintage no quarto dia de SPFW

 

O desfile da Ronaldo Fraga estava marcado para hoje, às 14 horas, em frente à Oca, mas começou apenas uma hora mais tarde e, com efeito, a fadiga da espera pela apresentação da nova coleção do estilista mineiro numa tarde quente e ensolarada se fez notar nos rostos cansados do público, que tentava em vão se proteger do calor nas poucas sombras das árvores do local.

Interessante notar que, tão logo o desfile teve início, a expressão nos rostos das pessoas se converteu para o entusiasmo, ao passo da banda mineira Já te Digo, que entrou na passarela tocando músicas de Pixinguinha ao vivo.

Na sequência, veio o casting, composto por pessoas de diferentes idades, silhuetas, etnias e gêneros, escolhido pelo estilista para apresentar sua primeira coleção dedicada à moda praia, facilitada pelo licenciamento de sua marca para a catarinense Silvia Schaefer, especializada no segmento.

Mas não é do beachwear contemporâneo, menina dos olhos da moda brasileira tipo exportação, que estamos falando. Ronaldo Fraga escolheu voltar mais uma vez aos anos 1920, primórdio da moda praia no Brasil, para revisitar coleções suas do passado.

“Estamos prestes a completar 100 anos de moda praia, trazida pra cá a serviço de um hábito terapêutico da elite europeia. Essa história me fez resgatar criações antigas minhas, que falam sobre diversidade e, assim, mostrar a todos qual é a minha praia”, diz Ronaldo.

De fato, temas já trabalhados por ele, como sereias, refugiados, mulheres trans e pássaros fizeram sua segunda entrada hoje na passarela em peças de banho de apelo inicial vintage, como maiôs e biquínis mais fechados, bermudas, saídas de banho e bodysuits masculinos.

Porém, a sofisticação de detalhes bem pensados, como o recurso trompe l’oeil (ilusão de ótica, inaugurado na moda pela surrealista Elsa Schiaparelli), explorado anteriormente pelo Ronaldo, intrigava ao dar às estampas cara de aviamentos e sobreposições, além do corte preciso das peças a laser, sempre na combinação de preto e rosa claro.

Ao final, Ronaldo recebeu os aplausos da plateia vestindo a t-shirt branca com uma mensagem ao Presidente Michel Temer.

 

Ronaldo Fraga recebendo os aplausos do público ao final do desfile

Confira a seleção dos looks realizada pelo #ModaInfo

Fotos: Agência Fotosite

Comentários

Comentários