Rafael Caetano é docente da nossa escola, na unidade Senac Lapa Faustolo, e criador da marca Rafael Caetano. No início de julho, desfilou pela 22ª vez na Casa de Criadores, semana de moda brasileira com uma bagagem de 50 edições. Dias antes do desfile, conversamos sobre a importância da conexão da sala de aula com a passarela.
O começo da marca
A Rafael Caetano começou sem pretensões de se tornar uma marca. Em 2009, o Rafa participou pela primeira vez de um concurso promovido pela própria Casa de Criadores com a ideia de treinar o desenvolvimento do seu trabalho de estilista.
“O concurso era aberto para quem quisesse participar e o tamanho da coleção não era um critério. As apresentações aconteciam através de uma passeata em formato de flash mob, assistida e avaliada por uma mesa de jurados.”
Em sua quarta participação, na última edição do concurso, a Rafael Caetano venceu e, com isso, carimbou seu passaporte para integrar o time da Casa de Criadores.
Integração das áreas de atuação de um desfile
O desfile é um dos grandes momentos de integração entre as áreas de atuação que ensinamos em nossa escola, como estilismo, modelagem, beleza e produção de moda.
“No desfile, conseguimos pensar a parte de estilo, elaborar a modelagem, além da atividade da equipe de beleza. O trabalho do pré-desfile, com a roupa já pronta, tem tudo a ver com o técnico em Produção de Moda.”

Da sala de aula para a equipe de trabalho
A equipe de trabalho da Rafael Caetano conta – e já contou, ao longo dos anos -, com a presença de vários ex-estudantes.
“Uma delas é a Sandra Pereira, que fez uma parte superlegal de alfaiataria. A Maria Gleyce, que desenvolveu uma peça toda construída com miçangas transparentes. E a Fernanda Bastos, que colaborou na produção de moda. Ainda tem a equipe de beleza… bom, são vários.”
Além da integração entre as áreas de atuação, o momento ainda conecta gerações:
“Sem contar que é um momento de encontrar vários alunos que não estiveram no mesmo momento na instituição, mas que passaram por essa formação, que é uma formação que a gente sempre busca, de forma continuada.”
O trabalho ainda conta com a colaboração de outros docentes parceiros, como o Fabio Martinez, a Francielle Rocha e a Isabela Almeida. Demais, né?!
Aqui estão os looks elaborados com a participação dos docentes e de ex-estudantes:
Relação com o mercado: A importância de parcerias
Para seu último desfile, a marca contou com o apoio da Kalimo, em uma ação para promover o lançamento da sua loja conceito (flagship store), a Kalimo Netx Door.
Aqui, entra a importância do alinhamento dos objetivos entre as partes, uma vez que a escolha da parceria influenciou diretamente no desenvolvimento de suas peças, já que os tecidos da marca trouxeram as características que ele buscava, como o uso de viscoses e a qualidade do brilho do material.
O vídeo completo do papo com o Rafa está disponível no Instagram.
Texto: Anselmo Munir Barbosa Lins
Foto e edição: Heyde Sayama