No dia 13 de agosto, o Senac Lapa Faustolo recebeu a 2ª edição do Fórum de Modelagem Criativa, com o tema Diversidade e Fashion Futures. O evento tem o objetivo de reunir estudantes, pesquisadores e empresas do segmento de modelagem para promover reflexões e apresentar resultados das últimas pesquisas sobre soluções criativas para sustentabilidade, diversidade e tecnologia.

Apresentações

Pela manhã, abrindo as apresentações, Jal Vieira, a primeira brasileira a assinar uma coleção para Marvel, falou sobre processos criativos e desenvolvimento têxtil, em como materializar sentimentos em uma coleção. Na sequência, Keila Vianna trouxe a reflexão sobre o quanto artistas da atualidade e nós, como sociedade, estamos dispostos a refletir sobre os nossos tempos.

Matheus de Souza, docente no Senac São Miguel Paulista, falou sobre processos, volumetria e desconstrução da forma. Neiva Dulci trouxe seu trabalho de design modular para vestidos de noivas contemporâneas, aplicado em seu ateliê.

Ana Paula Carneiro apresentou os processos de criação e modelagem da marca Studio EPCA, focada em modelagem com resíduo zero. Larissa Avanço, docente no Senac de São José do Rio Preto, contou sobre o uso da decomposição da forma como ferramenta criativa no desenvolvimento de produtos de moda, motivados pelo estilo hard-edge de arte da Carmen Herrera.

Gabriela Elora contou suas experiências e deu dicas em como construir um cosplay do zero, reunindo referências, práticas de vetorização de acessórios, tecidos e materiais mais indicados, além de técnicas de acabamento e modelagem específicas para cosplay.

Esse time incrível é formado por ex-estudantes da pós-graduação no curso de Processos Criativos em Modelagem do Senac Lapa Faustolo, acompanhados pela docente Célia Fernandes. Alguns ainda expuseram seus trabalhos no auditório da escola.

 

Confira fotos da exposição

Na sequência, o evento teve o prazer de contar também com a fala da Elaine Radicetti, diretora da Draf Manequins, que falou sobre ergonomia e diversidade de corpos. Maria Adelina, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário da ABNT, e Janete Marquardt, gestora nas Lojas Renner, conversaram e trouxeram suas perspectivas sobre tabela de medidas. Encerrando as apresentações, Gabrielle Lara e Isabele Cometti falaram sobre modelagem digital com Audaces 360.

Dos Pandêmicos à Chita Nossa de Cada Dia

A exposição Dos Pandêmicos à Chita Nossa de Cada Dia foi produzida pelas mãos dos estudantes do curso técnico em Modelagem do Vestuário, seguindo o projeto iniciado pela turma da pós-graduação de Direção de Criação e Styling de Moda – um ensaio fotográfico selecionado pela revista Bloom.

A partir do desejo de festejar a vida e deixar para trás os sentimentos sufocantes trazidos pela pandemia, a chita – símbolo de alegria em nosso imaginário popular –, vibra em suas cores e se reinventa, saindo de um cenário claustrofóbico para vestir corpos criativos e então ganhar as ruas da cidade de São Paulo.

Conexão realizada pelas docentes Ana Rita ColoridaFrancielle Rocha e Jô Souza.

O trabalho ainda contará com uma terceira etapa, a produção de um editorial pelas ruas da cidade, intensificando o afeto e as trocas proporcionadas pelas conexões educacionais realizadas na escola. A exposição ficou aberta para visitação por 10 dias, no auditório do Senac Lapa Faustolo, desde a realização do 2º Fórum de Modelagem Criativa.

Confira fotos da exposição e ficha técnica da produção no Instagram.

Oficinas

No período da tarde, ainda contamos com a realização de duas oficinas. Marília Tavares, docente do Senac Lapa Faustolo, apresentou técnicas para produção de uma saia godê. Enquanto a Gabriella Elora trouxe uma atividade prática para construção do cosplay.

Cobertura do evento

O Fórum ainda teve o prazer de receber Belly Palma e Gui Amorim (ex-estudante do Senac Lapa Faustolo e idealizador do Estúdio Traça), que acompanharam toda a programação.

 

E a próxima edição?

A 3ª edição do Fórum de Modelagem Criativa está prevista para acontecer entre os meses de junho a agosto de 2023.

 

#BellyParaSempre

O Senac Moda Informação dedica essa publicação, repleta de pessoas e trabalhos incríveis, realizações, expectativas e esperança à querida Izabelle Palma Marques da Silva, que encantou os corredores do Senac com seu sorriso e tanto fez pela moda e pela sociedade.

 

Texto: Anselmo Munir

Fotos: colaboração – Thalia Passos (@thaliapassos)

Foto do evento: colaboração – Keila Vianna (@keila_vianna). Edição: Heyde Sayama

SHARE: