Evento, que está na sua 53ª edição, acontece pela primeira vez dentro de uma escola

De 1º a 4/6, o Senac Lapa Faustolo será palco da 53ª edição do SPFW, maior evento de moda do Hemisfério Sul e um dos mais importantes do mundo.

SPFW+In-pactos é o tema desta edição, que tem o objetivo de dialogar sobre os impactos da moda na sociedade como um todo, abordando criatividade, moda, arte, sustentabilidade, inovação, conhecimento e tecnologia.

Compondo a programação, mais de 40 marcas nacionais vão desfilar suas coleções, divididas entre apresentações físicas e digitais.

Neste ano, a grande novidade é a primeira passarela oficial do SPFW em uma escola de moda, no Senac Lapa Faustolo, proporcionando um encontro valioso entre o mercado e uma instituição de ensino.

A unidade vai receber dez desfiles presenciais, inclusive, com a apresentação de marcas de ex-alunos, que contarão com a participação ativa de estudantes e docentes de diferentes áreas nas atividades de backstage.

Sobre essa parceria, Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW desde 1995, conta que o papel mais importante da moda, enquanto processo e ecossistema, é passar experiências, trocar sabedorias e conhecimentos.

“Quando se coloca estudantes de áreas diversas atuando nos setores de desejo da profissão futura, não temos apenas uma experiência única nesse processo de formação, transformamos imediatamente como as pessoas se veem neste processo”, afirma.

Wilson Krette Junior, gerente das unidades Lapa Faustolo e Lapa Scipião, ressalta a importância desse encontro.

“Nosso espaço será uma ocupação, uma troca plurilateral de experiências, tanto para quem organiza, produz e protagoniza, como para todas as pessoas que acompanham e prestigiam o evento. Essa é uma oportunidade para exercermos nosso papel incentivador de projetos reais”, finaliza.

Já imaginou estudar em uma escola que proporciona esse tipo de experiência real da profissão?

É o que estudantes do Senac Lapa Faustolo, Senac Lapa Scipião e Centro Universitário Senac – Santo Amaro terão a oportunidade de vivenciar.

Na prática, os alunos de cursos técnicos, livres, graduação e pós-graduação da unidade Lapa Faustolo e do Centro Universitário Senac vão participar de atividades relacionadas à produção de moda, backstage, beleza (cabelo e maquiagem) e credenciamento da equipe de produção.

Já as turmas dos cursos técnicos e tecnólogo da unidade Lapa Scipião vivenciarão atividades de fotografia e audiovisual.

Tudo isso, ao lado de profissionais renomados do mercado, colocando em prática as premissas do Jeito Senac de Educar, com experiências reais e conexão com o mercado.

As turmas ainda tiveram a oportunidade de passar por uma atividade pré-evento, batizada de Encontros Criativos – Processos de Criação Artística, que contou com a presença de Paulo Borges e representantes de marcas que vão desfilar, como Rafael Silvério (ex-aluno Senac), Weider Silveiro, Cintia Félix e Tom Martins (ex-aluno Senac).

Emoções à flor da pele de estudantes que vão viver essa experiência

Não é todo dia que se tem a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos da sala de aula em um evento como o SPFW, ao lado de profissionais que são referência nas suas áreas de atuação.

Letícia Torres, aluna do curso de pós-graduação em Direção de Criação e Styling de Moda, conta que a expectativa são as maiores possíveis.

Ela, que veio de Natal – Rio Grande do Norte, especialmente para fazer o curso, conta que, até então, participar do SPFW sempre foi um sonho que agora será concretizado.

“Vim de uma família de mulheres que costuram suas próprias roupas, então esse universo sempre esteve muito presente na minha vida. Acho que passar por essa experiência educacional vai mudar a nossa trajetória profissional, já começou a mudar”, declara.

Daniela da Silva, estudante do curso técnico em Produção de Moda, conta que está muito ansiosa para participar do SPFW.

“Eu, como aluna, vou participar de uma atividade dentro do evento, e é uma sensação de muito frio na barriga porque a gente fica pensando em tudo que a gente aprendeu, que a gente aprende, os exercícios que a gente fez e tudo que a gente sabe sobre moda”, confessa.

Ela declara que, em breve, pretende ingressar no mercado de trabalho e os impactos dessa experiência para sua carreira são muito positivos.

“Vamos poder contar sobre essa vivência numa entrevista de trabalho, fazer novas conexões, escolher que parte da moda eu realmente me identifico mais, enfim, é uma experiência que não tem preço”, conta.

Carlos Henrique, que faz o curso livre de Maquiador, confessa que está muito emocionado e emotivo, pois está prestes a vivenciar um dos melhores momentos de sua vida.

“Participar do evento motiva muito, traz muita energia, uma loucura de sensações, já que todo profissional de moda e beleza sonha e idealiza viver esse momento ao lado de profissionais tão importantes”, finaliza.

Senac + SPFW: uma parceria que não acontece ao acaso

O Senac Lapa Faustolo tem parceria com os principais eventos de moda de São Paulo e, inclusive, o próprio Paulo Borges já esteve presente como mediador do Senac Moda Informação, tradicional evento de moda que acontece na unidade desde 1993.

Essa troca de experiências entre quem faz e quem estuda moda, que o evento vai proporcionar, sempre norteou os cursos de moda do Senac São Paulo, desde o início da área, em 1964.

Tatiana Putti, coordenadora da área, comenta que essa visão prática de mercado busca formar profissionais empreendedores e protagonistas da carreira que desejam trilhar, com inovação, dinamismo, ética e sustentabilidade.

“É o nosso jeito de educar! Está em nosso DNA proporcionar aos nossos alunos uma metodologia de ensino alinhada as demandas do mercado de trabalho com práticas educacionais que permitem essa conexão com a realidade profissional”, complementa.

Escola x Mercado uma conexão necessária

João Pimenta, estilista que desfila sua marca no SPFW e consultor dos cursos de moda do Senac São Paulo, afirma como essa conexão é extremamente importante, pois, dessa forma, temos profissionais muito mais preparados para entrar no mercado de trabalho.

Ele conta que sente um conflito entre o mercado e a academia, no sentido de que o aluno, muitas vezes, é muito protegido dentro da escola, e quando esse estudante vai para o mercado tem uma exposição é muito grande.

“Uma coisa que a gente tem trabalhado bastante com os alunos é essa questão do ego. Hoje, o mercado não combina mais com isso”, declara.

João Pimenta conta que, assim como precisamos sempre trazer o mercado e a indústria para dentro da escola, a gente precisa ter essa conexão com essa realidade, porque desmistifica as coisas na cabeça dos alunos.

“Eu sinto que o Senac tem essa preocupação. Eu sinto isso nessa ação que estamos fazendo. O São Paulo Fashion Week dentro do Senac é um passo gigante para o futuro”, conclui.

O modelo educacional do Senac, conhecido como Jeito Senac de Educar, é, basicamente, a maneira como estudantes aprendem.

Esse jeito próprio de fazer educação tem como pilares a aprendizagem com autonomia, o desenvolvimento de competências, a cidadania e o empreendedorismo.

Além disso, o trabalho por projetos e o incentivo constante à prática fazem com que a instituição seja referência nacional em cursos de formação profissional.

“Esse é exatamente o lugar do Senac, o de escola profissional, que valoriza a construção de conceitos, mas aplica, testa, experimenta, se faz laboratório do mercado para inovações e avanços”, declara Nathalia dos Anjos, coordenadora dos cursos de moda do Senac Lapa Faustolo.

A expectativa de voltar, agora como profissional, ao lugar onde tudo começou

Imagine você voltar à escola onde tudo começou, onde você deu importantes passos rumo à profissão escolhida, mas, dessa vez, como profissional desfilando sua própria marca na programação de um dos maiores eventos de moda do mundo.

Dá um frio na barriga só de imaginar, certo?

Rafael Silvério, coautor e gestor de marcas do Projeto Sankofa e dono da marca Silvério, conta que é muito gratificante voltar para uma escola de moda que se preocupa com o ensino como um todo.

“Acho que a gente precisa falar de moda como cultura e isso, inclusive, transpassa questões de educação. Então é muito gratificante ocupar esse espaço e é muito importante para mim deixar esse legado para as gerações futuras”, complementa.

Silvério, que vai desfilar a coleção Delírio da sua marca no dia 3/6, aproveita para contar a novidade que, em breve, estará como docentes nos cursos de moda no Senac Lapa Faustolo.

Cintia Felix, dona da marca AZ Marias, se mudou do Rio de Janeiro para São Paulo há 3 anos. Ela explica que, além do curso, que fez logo quando chegou, ela também já foi docente convidada, além de palestrante na unidade Lapa Faustolo.

Sobre a sensação de voltar para uma escola que faz parte de sua vida, Cintia conta que é como observar o avanço de sua narrativa, de como ela avançou e de como esse avanço também é sobre retroceder, devolver algo.

“Pra mim é uma honra poder devolver o meu trabalho a uma instituição que tanto colabora para a moda brasileira”, complementa.

Em relação à ponte que o Senac proporciona entre a academia e o mercado, Cintia afirma que essa conexão é fundamental.

“Quando nós, como marca, entramos nesse espaço, fazemos uma ponte direta entre o aluno que está aprendendo e alguém que está praticando no mercado. É bom pra todo mundo”, conclui.

O desfile da marca AZ Marias no SPFW acontece no dia 4/6.

Para Tom Martins, idealizador da marca Martins, voltar para o Senac desfilando com sua marca traz uma sensação de dever cumprido.

Ele conta que seu primeiro curso no Senac foi o Técnico em Estilismo e Coordenação de Moda, em 2011, e foi um processo extremamente importante, pois foi ali que ele, ainda com 16 anos, foi apresentado a muitas coisas que ele não tinha ideia.

O desfile da Martins no SPFW acontece no dia 3/6.

Confira abaixo o line-up completo do SPFW N53 no Senac Lapa Faustolo:

Dia 1º/6 – Quarta-feira

15h30 – Martha Medeiros

17h00 – Ponto Firme

Dia 2/6 – Quinta-feira

16h00 – Projeto Sankofa: Meninos Rei

17h00 – Projeto Sankofa: Naya Violeta

Dia 3/6 Sexta-feira

14h00 – Projeto Sankofa: Silvério

16h00 – Martins

17h30 – João Pimenta

Dia 4/6 – Sábado

14h30 – Weider Silvério

15h30 – Projeto Sankofa: AZ Marias

17h00 – Projeto Sankofa: Santa Resistência

SHARE: