Evento discute tecnologia vestível pela primeira vez no Brasil

 

A jornalista Alexandra Farah realizou o primeiro encontro para discutir tecnologia vestível, ou wearable, no Brasil, que ganhou destaque mundial com o lançamento do Apple Watch, em abril do ano passado, além de pulseiras que controlam atividades físicas. O boom de roupas e acessórios conectados faz parte do IOT, sigla para internet das coisas. Tudo ao nosso redor, da geladeira à cama, está ganhando inteligência.

No entanto, o encontro mostrou que há invenções muito mais interessantes, como a coleção impressa em 3D pela estilista Danit Peleg em casa e o projeto Beauty Tech, da pesquisadora do MIT Katia Vega, que une os conceitos de beleza e tecnologia ao criar os cílios postiços que abrem e fecham portas, extensões de cabelo que controlam o celular e uma unha DJ, que toca música em contato com a água.

Katia Vega

Katia Vega

A cientista explica que seus projetos são um subcampo da tecnologia vestível, que se diferencia por utilizar a superfície do próprio corpo como plataforma interativa, integrando a tecnologia em produtos de beleza aplicados diretamente sobre a pele da pessoa, unhas e cabelos. “Normalmente o ser humano já utiliza o cabelo para interagir com o meio, mandando sinais de flerte ou controlando o nervosismo ao brincar com os fios, o que eu proponho agora é ampliarmos essa interação, utilizando os cabelos como uma extensão da tela do celular”, explica a especialista.

Além dos projetos futurísticos, o evento também trouxe o que a indústria brasileira já está produzindo nessa seara, como tecidos inteligentes que tornam as roupas mais confortáveis, úteis, e sustentáveis, fios que se decompõem naturalmente em aterros sanitários, medem desempenhos esportivos e estimulam a circulação do sangue. “O futuro da moda está na tecnologia. A moda já explorou tudo o que poderia em criação e é a tecnologia que vai trazer novas possibilidades de fazer e pensar moda”, afirma Glória Kalil, palestrante do evento.

Confira o projeto Beauty Tech:

 

Fotos: Divulgação.

SHARE: